Em seu sentido literal, Islam significa “fazer a paz”. O Islam é a religião e o modo de vida da construção da paz. Fazer a paz, exatamente como o nome sugere, é o objetivo do Islam. O homem existe para estabelecer a paz com Deus, consigo próprio, com seu semelhante e com as demais criações de Deus. O muçulmano deve ser uma pessoa que busca construir a paz.
No Alcorão não existe em lugar algum esse termo “guerra santa”, que é conhecido mundialmente como “Jihad”. Imputar “guerra santa”, ou qualquer outro termo que signifique ligação com a guerra, terrorismo, extremismo, radicalismo ou outros análogos, é causar danos irreparáveis aos muçulmanos e ao Islam. Não reconhecemos qualquer tipo de guerra como sendo uma orientação islâmica. No Alcorão encontramos a palavra jihad com significado de empenho pela causa de Deus. Na sua etimologia, “jihad” tem raiz na palavra “juhd” que significa empenhar-se ou esforçar-se. A orientação Profética sobre o jihad é de que ele se dar do indivíduo para consigo mesmo, no sentido ter autocontrole sobre os próprios desejos e impulsos.
Diante deste e de tantos outros fatos que são indevidamente propalados, podemos afirmar que o estudo islâmico a partir de fontes não científicas ou ainda partindo de pontos de vista superficiais, emergem interpretações que divergem muito da base real da jurisprudência islâmica, fato este que não é evidente para a maioria dos não muçulmanos exatamente pelo desconhecimento sobre a religião, e essas proclamações equivocadas lhes dá uma compreensão distorcida do Islam. Desmistificar o Islam é uma das finalidades do Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos – ILAEI.
Abaixo ofertamos algumas aulas informativas e gratuitas sobre o Islam. Aproveite, ingresse na nossa wibe e seja bem informado.
Asmaa Abduallah – Diretora Acadêmica do ILAEI>